Mensagem

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender."
Miguel de Cervantes.

"Os microprocessadores RISC funcionam a partir do princípio genial de se encarregar das coisas mais fáceis e deixar todas as partes difíceis para outras pessoas resolverem."
Douglas Adams.

FONTE DIGITAL DE TENSÃO

   Este projeto apresenta uma fonte digital microcontrolada com o ATmega88, saída de 1 a 15V, 0,8A, resolução de 0,1V e 10mA. Utiliza um circuito simples e os limites de tensão e corrente podem ser alterados de acordo com o transformador empregado e algumas alterações na programação. 

   O princípio de funcionamento baseia-se em um circuito amplificador com ganho estável. São empregados dois canais AD do ATmega88, um lendo a tensão proveniente de um divisor resistivo e outro, lendo a corrente proveniente de um resistor shunt. O conversor DA, para o controle, emprega um sinal PWM e um filtro RC de segunda ordem.

   O firmware é quase uma "pintura", possui controle Proporcional e Integral (PI), oversample para aumentar a resolução do AD de 10 para 12 bits e filtro de média móvel de 16 amostras. O programa consumiu módicos 2982 bytes de memória Flash, 169 bytes de RAM e 2 bytes de EEPROM.

   O projeto surgiu do desafio de se construir uma fonte digital simples. A idéia do circuito surgiu de uma pesquisa na internet, o coração do sistema é o circuito amplificador para ajuste da tensão de saída, simples, estável e com ganho fixo. O resultado funcional do protótipo foi conseguido após várias horas de programação e ajustes no hardware, resultando em um projeto simples, barato e funcional.

   O circuito é dependente do resistor shunt empregado, como eu não tinha um muito preciso, o circuito apresentou um erro em torno de 20mA para a corrente e um erro na tensão de ajuste de até 0,2V. Toda a precisão depende da corrente consumida pela carga, e pode ser melhorada utilizando-se um resistor shunt de precisão.

  O detalhamento completo do projeto pode ser visto aqui, abaixo os arquivos de programa, esquemático e PCI.




Depois de algum tempo ...


Esquemático
Layout da Placa de Circuito Impresso
Programa (AVR Studio)