Mensagem

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender."
Miguel de Cervantes.

"Os microprocessadores RISC funcionam a partir do princípio genial de se encarregar das coisas mais fáceis e deixar todas as partes difíceis para outras pessoas resolverem."
Douglas Adams.

FONTE DIGITAL DE TENSÃO

   Este projeto apresenta uma fonte digital microcontrolada com o ATmega88, saída de 1 a 15V, 0,8A, resolução de 0,1V e 10mA. Utiliza um circuito simples e os limites de tensão e corrente podem ser alterados de acordo com o transformador empregado e algumas alterações na programação. 

   O princípio de funcionamento baseia-se em um circuito amplificador com ganho estável. São empregados dois canais AD do ATmega88, um lendo a tensão proveniente de um divisor resistivo e outro, lendo a corrente proveniente de um resistor shunt. O conversor DA, para o controle, emprega um sinal PWM e um filtro RC de segunda ordem.

   O firmware é quase uma "pintura", possui controle Proporcional e Integral (PI), oversample para aumentar a resolução do AD de 10 para 12 bits e filtro de média móvel de 16 amostras. O programa consumiu módicos 2982 bytes de memória Flash, 169 bytes de RAM e 2 bytes de EEPROM.

   O projeto surgiu do desafio de se construir uma fonte digital simples. A idéia do circuito surgiu de uma pesquisa na internet, o coração do sistema é o circuito amplificador para ajuste da tensão de saída, simples, estável e com ganho fixo. O resultado funcional do protótipo foi conseguido após várias horas de programação e ajustes no hardware, resultando em um projeto simples, barato e funcional.

   O circuito é dependente do resistor shunt empregado, como eu não tinha um muito preciso, o circuito apresentou um erro em torno de 20mA para a corrente e um erro na tensão de ajuste de até 0,2V. Toda a precisão depende da corrente consumida pela carga, e pode ser melhorada utilizando-se um resistor shunt de precisão.

  O detalhamento completo do projeto pode ser visto aqui, abaixo os arquivos de programa, esquemático e PCI.




Depois de algum tempo ...


Esquemático
Layout da Placa de Circuito Impresso
Programa (AVR Studio)

18 comentários:

  1. eu vi seu video, aqui o link do meu comentario:
    https://lh4.googleusercontent.com/-ny3wHHqoFm8/T9kciBgyELI/AAAAAAAAAjg/mAzcEQBkQXo/s800/Foto0130.jpg

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, por acaso vc já tentou aumentar a corrente para 2 amperes ? estou estudando o seu projeto e pretendo fazer esta modificação alterando o resistor de shunt e o limite de corrente no programa.
    O projeto é muito legal, parabens.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz outros testes com a fonte. Se você aumentar a corrente, a escala de leitura de corrente vai expandir. O projeto ficaria melhor se for empregado um sensor de efeito Hall para a leitura da corrente.
      Abraço.

      Excluir
  3. Amigo, estou tendo problemas com a simulação no proteus. Os botões não respondem aos supostos respectivos comandos. O projeto foi simulado no proteus ou em algum outro software ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Paulo, vc conseguiu resolver seu problema com os botões ??

      Excluir
  4. Aqui minha simulação funcionou. Me escreve (borgescorp@gmail.com) que te envio os arquivos para teste.

    ResponderExcluir
  5. Ola, Montei esta fonte e estou enfrentando dificuldades em regular a tensão do Shunt. Qual o valor ideal para o (VOUTAD)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com problemas de ajuste !! Os botões não estão funcionando e também quando ligo a fonte está mandando na saída 19 volts.

      Excluir
  6. como faço para gravar o seu programa no ATmega88?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Prezado posso utilizar neste projeto um Micro Atmega328p?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,

    Gostaria de utilizar seu projeto no meu tcc, aumentando o valor de corrente de 0.8 para 2A, porem ainda estou inicializando o aprendizado em C, não terei problema em fazer a montagem dos componentes mas terei dificuldade no programa. Você te poderia disponibilizar todo o programa que vc escreveu no PIC?

    ResponderExcluir
  10. O programa foi desenvolvido para o ATmega88 e está disponível aqui. Não tenho código para o PIC.

    ResponderExcluir
  11. To querendo muito montar uma dessa pesquisei algumas e Gostei muito do seu projeto so queria implementar no arduino será que dá certo?

    ResponderExcluir
  12. Quanto cobraria para fornecer este código fonte adaptado para Arduino?

    ResponderExcluir
  13. Pode se adaptar para usar o atemega328p?

    ResponderExcluir
  14. Sou iniciante em linguagem C++.
    Eu uso o Atmel Studio 7 e não sei como importar seu projeto.
    Eu consigo abrir o fonte no Atmel mas não consigo compilar.
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir