Mensagem

"Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender."
Miguel de Cervantes.

"Os microprocessadores RISC funcionam a partir do princípio genial de se encarregar das coisas mais fáceis e deixar todas as partes difíceis para outras pessoas resolverem."
Douglas Adams.

Estruturação e Criação de um Projeto no Atmel Studio

Quando se programa é fundamental dar manutenção e portabilidade ao programa. Isso é feito ao se estruturar o código de programação através de arquivos de programação separados por funcionalidade, os *.h (arquivos de cabeçalho) e respectivos *c (arquivo com as funções). No vídeo abaixo eu explico como fazer isso, aplicado aos arquivos da pasta de PROGRAMAS do livro AVR e Arduino: Técnicas de Projeto.
Também, como utilizar o arquivo *.hex para simulaçao no Proteus.

Exemplo da estruturação de um suposto projeto fonte_digital (livro AVR e Arduino: Técnicas de projeto).




3 comentários:

  1. Boa noite professor.
    Bom seu livro tem sido de grande ajuda para mim, porém este foi um quesito que eu não consegui fazer funcionar, uso o ATMELSTUDIO 6 e não consigo adicionar mais de um arquivo c ao meu projeto, porém estou fazendo de outra maneira por exemplo ao invés de de incluir o arquivo lcd.H estou incluindo o arquivo lcd.C e dai incluo o lcd.H dentro do lcd.C esta funcionando assim mas gostaria de saber se isso está certo ou não? Ou então como faço para adicionar o arquivo C ao projeto da forma que o Sr. faz no exemplo acima? Agradecido
    Cassio Arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo não está. Deves estar cometendo algum erro na forma de anexar os arquivos ou deve ter esquecido os includes guards nos arquivos *.h. Dá uma olhada nos arquivos de programa do meu livro.

      Excluir
    2. Bom Dia Professor, hoje consegui adicionar um arquivo c ao projeto.
      Fiz da seguinte forma:
      Com meu projeto principal aberto cliquei na barra de menus, na opção Project > Add new item (neste caso você tem de criar um novo arquivo c ou h)
      Caso queira adicionar um arquivo existente:
      Project > Add existing item.

      Obrigado Cassio Arantes

      Excluir